UBI Index Global Top 25 University Business Incubator

O Instituto Gênesis da PUC-Rio ganhou a nona posição do Global Top 25, ranking elaborado pela UBI Index, instituição de pesquisa sueca que avalia e reúne as melhores incubadoras do mundo. Selecionado na categoria "Melhores Incubadoras Associadas a Universidades", o instituto foi a única incubadora brasileira a fazer parte dos 25 primeiros selecionados. Dentre os critérios de escolha, destacaram-se a qualidade de atendimento aos clientes e o impacto econômico gerado na região. Foram avaliadas cerca de 300 incubadoras, em 67 países.

Sediada em Estocolmo, na Suécia, a UBI Index é considerada referência mundial na análise de desempenho de incubadoras ao redor do mundo.  Formada por um time internacional de pesquisadores, a instituição classificou as incubadoras a partir de três critérios: o valor para o ecossistema, o valor para o cliente (startups) e a atratividade do programa de incubação. Mais de 60 indicadores de desempenho foram utilizados para comparar os processos de incubação em todo o mundo.

Segundo Dhruv Bhatli, cofundador da UBI Index, o Instituto Gênesis ganhou a nona posição no ranking por ser uma incubadora excepcional, principalmente nos requisitos desenvolvimento econômico e acesso aos indicadores de fundos. "Isso significa que os clientes (startups) do Instituto Gênesis têm melhor acesso aos fundos e geram alto impacto econômico para seu ecossistema. Além disso, os clientes do instituto têm uma sobrevida maior, com taxa de crescimento e desempenho muito melhor do que a média global", explica.

O pesquisador ainda ressalta que o foco nas empresas incubadas faz com o que Gênesis tenha um desempenho melhor do que a maioria das incubadoras do mundo. Ele afirma que a incubadora oferece aos seus clientes um ambiente empresarial favorável e é capaz de atrair um bom fluxo de negócio. No ranking, o Instituto Gênesis se posicionou à frente de incubadoras ligadas à instituições mundialmente renomadas, como a Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, e Universidade de Melbourne, na Austrália.

Para José Aranha, diretor do instituto, a boa colocação reflete os esforços para oferecer um serviço de excelência: “Esse resultado é um reconhecimento para o Gênesis e só foi possível por conta de um controle muito grande de nossas atividades”, conta. A incubadora possui 12 empresas pré-incubadas, 9 empresas incubadas e 58 graduadas. Em 16 anos, o Instituto Gênesis gerou 140 empreendimentos que, juntos, somam um faturamento superior a R$ 1,5 bilhão, com crescimento médio de 25% ao ano. Em 2013, as empresas do Gênesis geraram um faturamento de R$ 751 milhões, valor 80% maior do que no ano anterior.

CONTEÚDO RELACIONADO

• Prêmio Ubi Index