Instituto Gênesis participa do programa Erasmus+, financiado pela União Europeia

09.05.2017 // Regina

O Instituto Gênesis da PUC-Rio, junto a outras 16 universidades, marcou presença na reunião de kick off do programa Erasmus+, realizado na Cidade do México. O evento, que ocorreu do dia 26 ao dia 29 de abril, é um programa da União Europeia focado em modernizar a educação através da implementação do conceito de inovação social nas áreas de ensino, pesquisa e extensão das universidades participantes.  Ruth Mello, responsável pela área social do Instituto Gênesis, e Angela Paiva, diretora da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI) da PUC-Rio estiveram presentes representando a PUC-Rio.

O Instituto Gênesis e a CCCI estão coordenando o Programa na PUC-Rio, com o apoio de Julia Zardo, do departamento de Artes e Design, Magda Pischetola, do departamento de Educação e Sara Telles do departamento de Sociologia da Universidade. O conceito de inovação social pode ser interpretado de várias maneiras, mas, de acordo com a definição da União Europeia, diz respeito a iniciativas voltadas à resolução de problemas socioambientais, buscando efetividade na resolução da problemática, sustentabilidade financeira da iniciativa pós-intervenção, assim como envolvimento da população atingida no diagnóstico, implementação, monitoramento e avaliação da intervenção.

A PUC-Rio, como universidade comunitária, possui mais de 70 iniciativas sociais que põem alunos, professores e funcionários em comunidades e setores carentes, identificando, vivenciando e se propondo a resolver problemas socioambientais. Ruth explica que o Programa Erasmus+ pode apoiar a visibilidade dessas iniciativas e que é importante o envolvimento do Instituto Gênesis para ajudar a trazer mais organicidade, longevidade e sustentabilidade a elas. “Vai ficar mais claro o que a PUC-Rio desenvolve na área social e vamos poder ampliar e qualificar as ações que já existem na Universidade.”

Texto de Regina Iack