Instituto Gênesis abre nova seleção de empresas

05.04.2017 // Regina

Fazer o próprio negócio crescer às vezes requer um longo caminho. Por isso, o Instituto Gênesis da PUC-Rio abre seu Edital de Seleção de Novas Empresas 2017 com a proposta de desenvolver empreendimentos no menor tempo possível. As inscrições estão abertas de 5 a 25 de abril e podem ser feitas pelo site www.genesis.puc-rio.br/edital/

O Instituto oferece dois tipos de processos, que se adequam ao perfil de cada empreendimento. A Germinação auxilia o empreendedor a tirar sua ideia do papel, a partir de capacitação, apoio e consultoria. Já a Incubação é voltada para startups que já estão no mercado e que buscam mais competitividade, inovação e maturidade no seu negócio, minimizando assim seus riscos no mercado.

O edital é dedicado a empreendedores com ideias. Após a fase de inscrição, que é separada em quatro etapas, o candidato passa por mais cinco fases, sendo a última a assinatura do contrato com a incubadora. Para inscrever o empreendimento no processo de incubação do edital, são aceitas apenas propostas de aluno e ex-alunos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da PUC-Rio, além de professores e profissionais afiliados a projetos juntos à universidade. Para o processo de germinação, o Instituto Gênesis aceita qualquer perfil de candidatos.

A inscrição é gratuita. Caso o empreendimento do candidato seja selecionado para continuar no processo de seleção, é preciso pagar uma taxa que inclui workshops e consultorias realizados pelo Instituto para auxiliar os empreendedores ao longo do processo seletivo. Os selecionados ingressarão na Incubação ou Germinação a partir de agosto de 2017, podendo ficar na incubadora entre seis meses e três anos, dependendo do grau de maturidade empresarial de cada projeto.

Dentre as vantagens de fazer parte do Gênesis estão os espaços coworking ou salas privadas; as consultorias (modelagem de negócio, jurídica, financeira, branding, marketing, mercado, gestão, dentre outras); capacitações (produtização, captação de recursos, finanças para startup, planejamento de vida); serviços (jurídicos e de comunicação, design e assessoria de imprensa); além do networking e proximidade com os laboratórios da PUC.