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Startocs.1 - Cultura do Diálogo

13.08.2018 // Gustavo Gomes de Matos

VOCÊ É UMA PESSOA ABERTA AO DIÁLOGO?


Dialogar é uma arte que implica em saber ouvir, saber aceitar o diferente, saber respeitar o discordante, e, até mesmo, tolerar o que pode ser uma agressão verbal, para não fechar a possibilidade de um entendimento.

A abertura para o diálogo torna possível que pessoas com pensamentos diferentes possam trabalhar integradas e coesas pela concretização de objetivos comuns. A convivência das diversidades é um dos principais fundamentos da democracia.

O diálogo é o melhor veículo de comunicação entre pessoas, empresas e instituições, pois facilita a geração de ideias, a identificação de soluções, o relacionamento humano, as dinâmicas de negociação e reuniões produtivas.

 

Dicas de atitudes que estimulam o diálogo e a qualidade da comunicação interpessoal:

- Transformar toda crítica em fonte de retorno para o seu aperfeiçoamento;
- Não se aborrecer com opiniões contrárias às suas e respeitá-las enquanto ponto-de-vista do interlocutor;
- Não considerar a sua opinião verdade absoluta e inquestionável;
- Paciência e tolerância para conviver com pessoas de diferentes linhas de pensamento;
- Evitar que, logo às primeiras frases do interlocutor, você já esteja pensando no que irá responder;
- Ter flexibilidade para rever conceitos e refletir sobre opiniões contrárias às suas;
- Capacidade de colocar-se no lugar do seu interlocutor, para compreender o seu ponto de vista, sentimentos e ideias;
- Evitar gestos e posturas corporais que transmitem bloqueio e indiferença para quem fala;
- Manter estado de espírito de receptividade e de abertura à conversação;
- Excluir a presunção e a arrogância na sua forma de se relacionar com os outros;
- Evitar comentários negativos e interjeições depreciativas;
- Descartar todo tipo de respostas ríspidas e irônicas;
- Libertar-se do preconceito e de opiniões pré-formuladas;
- Disposição para entrar em sintonia com o emissor para compreender o conteúdo da mensagem;
- Manter atenção no emissor e concentração reflexiva no conteúdo da mensagem;
- Disposição para pensar, refletir e debater sobre ideias e opiniões contrárias às suas;
- Evitar a competição predatória e a intenção de predominância da sua opinião;
- Buscar agregar pontos para a conversação;
- Reconhecer a diversidade de ideias e opiniões, respeitando o direito de livre expressão de cada pessoa.


Em síntese, dialogar é:

  • Saber ouvir.
  • Saber dar e receber feedback.
  • Ter interesse pela opinião dos outros.
  • Compartilhar informações, conhecimentos e ideias.
  • Respeitar as diferenças.
  • Conviver criativamente com as diversidades.
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