Instituto Gênesis e Tecgraf/PUC-Rio no Conaend 2018

28.08.2018 // João Marcos

João Gabriel, diretor do Instituto Gênesis e presidente da ABENDI, esteve com o Marcelo Gattass, diretor do Instituto Tecgraf/PUC-Rio, para a abertura do CONAEND 2018, o congresso nacional mais importante de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção.

A conferência magna de abertura foi realizada pelo Marcelo Gattass, que abordou a trajetória do Tecgraf mostrando como diversas inovações foram produzidas no Instituto através de uma relação comercial profícua entre a academia e o mercado.

Gattass apresentou como o Tecgraf PUC-Rio desenvolveu, em parceria com grandes empresas, produtos e serviços de alta complexidade tecnólogica, utilizando saberes da Industria 4.0, Simulação Computacional, Data Science, Interação Digital, logística e otimização.

Versátil e especializada (a equipe do Tecgraf conta com mais de 100 doutores e mestres), Gattass salientou como estes saberes podem ser aplicados nos mais diversos setores da indústria nacional e internacional, como Oleo e Gás, Química, Automotivo, Naval, Medicina e outros. Durante toda a palestra, Gattass intercalou a apresentação do portfolio com pontuações acerca da importância no investimento em conhecimento. Em suas próprias palavras, "não há como produzir sociedade rica sem conhecimento". Um dos grandes diferenciais da PUC-Rio, por ser um hub de especialistas, mestres e doutores, é este constante diálogo entre a academia e o mercado.

A conferência magna abriu as portas do Conaend 2018. Após a palestra, os visitantes puderam conhecer os expositores do evento, assim como assistir a mais de 400 palestras técnicas sobre Ensaios Não destrutivos e Inspeção.