Gênesis e Oi inauguram o Hub Oito

22.03.2018 // João Marcos

"As nossas chances como startups são ínfimas. Mas o lado bom é que, quando a gente trabalha em grupo, nós temos mais chances". Foi assim que Rafael Duton, empreendedor serial, começou a sua apresentação durante o lançamento do Oito, o novo hub de empreendedorismo da Oi. Na terça-feira, dia 20 de março, o antigo prédio do Oi Futura de Ipanema deu lugar ao novo centro carioca de desenvolvimento de startups, cujo objetivo é estimular a criação de novos negócios inovadores que se conectem com a proposta de serviços da Oi.

O Oito é um projeto de inovação da Oi que selecionou oito novas empresas para iniciarem um processo de incubação. As startups vão receber investimento financeiro da Oi e, em parceria com o Instituto Gênesis PUC-Rio, que está coordenando o processo de incubação, todo o aporte de conhecimento e networking do instituto para a aceleração dos negócios incubados.

"Vamos apoiar tanto no dia-a-dia quanto na relação com a Universidade", diz Julia Zardo, coordenadora de cultura empreendedora do Gênesis. Para desenvolver novas tecnologias e testar os produtos dos incubados, a proximidade com os laboratórios, com o hub de especialistas da PUC-Rio, e com seus alunos, é um dos benefícios propiciados pela parceria da Oi com o Gênesis.

Serão 12 meses de trabalho, construídos a partir de três pilares: biz dev, integração e alavancagem. A primeira etapa é entender e atender as demandas individuais dos empreendedores. A segunda consiste em ações voltadas à construção e fortalecimento da rede de empreendedores. E, a última, consiste em ações que impulsionem os negócios através de contatos diretos com a Oi

A intenção é criar um prédio inteiro para a circulação de pessoas e idéias. E, nesse fluxo, "o nosso objetivo é transformar a organização da cabeça das pessoas", comentou Ariel Dascal, diretor de inovação digital da Oi.

Porque, para o Rafael Duton, os empreendedores já estudaram vários tipos de metodologia. "Mas quem, de fato, usou? Quem, de fato, errou? Quebrou a cara?". Para ele, é preciso ter disciplina. E, sobretudo, disciplina na integração. Conectar-se com o outro acontece de forma natural. Mas não se pode achar que acontecerá do nada.

O Oito fica em Ipanema, próximo a praça General Osório e conta com dois andares exclusivos para uso das startups incubadas. Um andar contempla uma ampla sala – coworking - onde todos os incubados compartilham suas mesas de trabalho. No mesmo andar, ainda é possível utilizar a copa e algumas salas de reunião. No terceiro andar, um teatro com lotação para 90 pessoas, que será usado para eventos, workshops e demais atividades afins. Em breve o Oito será aberto para que outras empresas possam utilizar o espaço, sem para isso estarem incubadas no processo.