Curso Métricas de Impacto

22.02.2018 // João Marcos

O Instituto Gênesis da PUC-Rio abre inscrições para o curso Métricas de Impacto: um meio para alavancar negócios socioambientais. As aulas têm o objetivo de explorar alternativas de métricas aplicadas a este tipo de negócio, como um meio de impulsionar seu crescimento de forma sustentável e efetiva quantos aos impactos projetados. Com carga horária de 31,5 horas, o curso tem início no dia 4 de abril e as inscrições podem ser feitas pelo site https://goo.gl/QJUjQv

Negócios de impacto social são empreendimentos que associam retorno financeiro com geração de impacto social positivo, via oferta de produtos e serviços que melhoram a qualidade de vida de comunidades de baixa renda e do meio ambiente. Diferentes agentes econômicos, como fundações, organizações civis, empresas etc., encontram neste segmento uma alternativa ao financiamento de ações em prol de transformação social.

Neste cenário, ter conhecimento da capacidade de um negócio em impacto social positivo é um fator determinante à constituição de sua própria identidade. Por isso, ao final do curso, o/a aluno/a será capaz de compreender os processos que integram uma avaliação de impacto socioambiental, de ter conhecimento da diversidade das metodologias existentes, conhecer casos reais de aplicação de métricas quantitativas e qualitativas de forma articulada, assim como terá sua rede de contatos ampliada no âmbito da rede de negócios de impacto do Rio de Janeiro.

As aulas são recomendadas para pessoas que desejam ter maior domínio sobre a performance socioambiental de seu projeto e ampliar o diálogo com o governo, instituições, investidores e empresas. Também fazem parte do público-alvo pessoas que desejam expandir sua atuação em negócios de impacto e consultores ou funcionários de empresas que trabalhem com projetos socioambientais.

Metodologia

- Aprendizado pela experiência em situações reais, após consolidação de conteúdo teórico.

- Aulas teóricas – exposição a respeito de gestão de negócios de impacto, abordando os temas: estratégia; modelo de negócio; marketing/branding; disciplina e planejamento financeiro; métricas de impacto social e, gestão de pessoas.

- Aulas práticas de consolidação do conceito por meio de estudo de casos ou exposição do aluno frente a situações reais. Neste último caso, sua contribuição será solicitada para auxiliar empreendedores de impacto em dilemas por eles enfrentados.

Programa

• Abertura, expectativas, metodologia, avaliação. Conceitos principais que serão abordados.
  • Métricas socioambientais: um framework geral para diferentes necessidades
  • Fundamentos de métricas de impacto. Aspectos quantitativos (SROIS, GRIIS, IRIS) e qualitativos. Casos.
  • Uso de métricas na comunicação com os investidores
  • Avaliação de Impacto B: mecanismos por trás da ferramenta e casos de aplicação.
  • Indicadores Qualitativos para negócios de impacto
  • Uso de métricas socioambientais pelas empresas
  • Métricas para gestão aplicadas a colaboradores
  • Métricas de impacto. Aplicação de métricas em casos reais. Mentoria.
  • Consultoria individual de até 1h com um consultor sênior direcionado a 10 alunos com mais participação em sala de aula.
  • Apresentação de pitches dos alunos para banca e evento festivo com rodada de negócios.
  • Teoria da Mudança. Orientação para busca de referências em avaliações de impacto.
  • Métodos quantitativos de avaliação de impacto.

Lista de professores/mentores/consultores

- Beatriz Velho – Selo B

- Daniel Brandão – MOVE/SP

- Felipe Vignoli – Consultor e empreendedor

- Joao Pereira S. – Consultoria de negócios sociais

- Julia Zardo – PUC-Rio

- Luiza Martins – PUC-Rio

- Marina Fernandes – Consultora de negócios/Empresa Nexo

- Patricia Itala – PUC-Rio

- Pedro Telles – Selo B

- Rob Packer / Sitawi

- Ruth Mello – PUC-Rio

Mais informações e inscrições, clique aqui.