Gênesis recebe o certificado CERNE 1

15.01.2018 // João Marcos

O Instituto Gênesis recebeu, no mês de dezembro de 2017, o certificado Cerne 1. O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é um modelo de maturidade para Incubadoras de empresas, desenvolvido pela Anprotec com o apoio do SEBRAE que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

Apenas 18 incubadoras no Brasil conseguiram atingir o Cerne 1, sendo o Instituto Gênesis a única delas localizada no estado do Rio de Janeiro. Nesse nível de maturidade, o foco está ligado aos empreendimentos que estão incubados e na sensibilização dos que são potenciais empreendedores, ou seja, o público em geral que tenha interesse na temática do empreendedorismo. Além disso, o objetivo do CERNE 1 é criar um modelo e padrão de atuação, de forma a ampliar a capacidade da Incubadora em gerar empreendimento inovadores bem-sucedidos.

A equipe do CERNE, no Instituto Gênesis, é composta por três pessoas dedicadas a melhoria contínua da sistematização do CERNE 1 e implementação e certificação do CERNE 2 – mais focado na parte do planejamento estratégico da incubadora - até 2019.