Germinação Gratuita para Empreendimento de Impacto Socioambiental

08.01.2018 // Maria

O Instituto Gênesis da PUC-Rio, em parceira com a rede Rio de Impacto, inicia seu ano de 2018 oferecendo uma vaga gratuita para germinação de um negócio social. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cegenesis@puc-rio.br até o dia 16 de fevereiro. Os empreendedores sociais devem preencher e enviar seu canvas de negócio social (baixe aqui o canvas) e um vídeo de até dois minutos explicando o interesse em abraçar essa oportunidade.

A preferência da vaga é para empreendedores com as seguintes características:

Interesse dos empreendedores em constituir legalmente empresas que gerem impacto socioambiental positivo; isto é, que busquem ser economicamente viáveis ao terem como atividade principal o enfrentamento de problemas sociais e/ou ambientais;

- Presença de pelo menos um sócio que tenha o perfil de empreendedor por necessidade (isto é, perfil de classe C e D);

Inclusão de grupos de baixa renda na cadeia de valor do negócio social, seja como fornecedores ou distribuidores, funcionários, parceiros etc.;

Que o negócio já esteja em curso há pelo menos um ano, mesmo que ainda não constituído legalmente;

Perspectiva de sustentabilidade financeira e de governança

Presença de inovação no modelo de negócio.

--> Para acessar o edital da Germinação de Impacto Socioambiental, clique aqui.

O processo de germinação do Instituto Gênesis é um programa de pré-incubação, destinado a fornecer apoio e consultoria empresarial, visando à identificação, capacitação, modelagem e elaboração do plano de negócios de uma determinada tecnologia ou empreendimento, planejando sua inserção no mercado e sua entrada na Incubadora do Instituto Gênesis.

A germinação do empreendimento selecionado será totalmente gratuita e incluirá os seguintes serviços: consultorias (jurídico, comunicação, marketing, financeiro, mercado, impacto social, e mais); capacitações (treinamentos aos empreendedores em diversos eixos de relevância para o aprimoramento do empreendedor) e serviços (jurídico, design, publicidade e mais) e uso do coworking e dos espaços comuns da incubadora. O período de germinação será de 26 de março a 26 de setembro de 2018.

Cronograma:

- Até 16 de fevereiro: envio de canvas social (clique aqui para download do canvas) junto com um vídeo de até 2 minutos abordando o interesse de abraçar essa oportunidade (enviar apenas o link privado do vídeo no Youtube por e-mail).

Até 14 de março: entrevista com cinco finalistas.

- Até 16 de março: divulgação do projeto selecionado

- De 19 de março até 21 de março: assinatura do Contrato de Germinação

- De 26 de março a 26 de setembro de 2018: Período de germinação.

Sobre nós:

O Instituto Gênesis é uma unidade complementar da PUC-Rio, com o objetivo de transferir conhecimento da Universidade para a sociedade por meio da formação de empreendedores e da geração de empreendimentos inovadores de sucesso, contribuindo assim para a inclusão social, a preservação da cultura nacional e melhoria da qualidade de vida da região onde está inserido.