PUC-Rio participa do Programa Erasmus+ na Espanha

21.12.2017 // Maria

A PUC-Rio foi representada pelas professoras Magda Pischetola, do Departamento de Educação e Ruth Espínola Mello, do Instituto Gênesis PUC-Rio, no segundo encontro de trabalho do Students 4 Change, em Valência, na Espanha.

O projeto, co-financiado pela União Europeia no marco do Programa Erasmus+, tem o intuito de desenvolver competências para serem empregadas em projetos voltados para inovação social dentro de instituições de ensino superior na America latina.

As professoras da PUC-Rio participaram de reuniões de trabalho junto com outras 14 universidades, sendo dez latino-americanas e cinco da Europa, além da Columbus e Fundação Ashoka, estabelecendo vínculos com Alemanha, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Espanha, França, Portugal e México. A CCCI, com a prof. Angela Paiva, também integra o corpo diretivo do projeto na PUC-Rio junto com o Instituto Gênesis e o Departamento de Educação da Universidade.

O Students 4 Change busca conhecer o estado da arte do trabalho das entidades associadas à inovação social e empreendedorismo social, para que conheçam as melhores práticas institucionais de modo a conformar um processo de capacitação de professores latino-americanos, que irão apoiar a qualificação de seus respectivos alunos no âmbito do desenvolvimento local.

Magda Pischetola relatou que o encontrou em Valência contou com dois representantes de cada uma das instituições membro do Programa. Visou definir os objetivos e o conceito de inovação social que o programa está utilizando. A ideia é formar uma nova metodologia de inovação social e depois implantar essa metodologia em cursos piloto na PUC-Rio e profissionalizar professores da América Latina.

Ivon Cepeda da Universidade Tecnológica de Monterrey, México, coordenadora geral do projeto explicou que "la idea de este proyecto o la finalidad principal del mismo, es el desarrollo de competencias en emprendimiento y innovación social como parte del plan curricular dentro de instituciones de educación superior en América Latina".

Ela lembra que esse foi o segundo encontro presencial do projeto que serviu para produção de um documento que inclui o marco teórico da definição das competências associadas à inovação social e ao empreendedorismo social, assim como a seleção de diferentes ferramentas de apoio ao ensino destas competências direcionadas a estudantes universitários sob a forma de métodos ativos de ensino.

Os passos seguintes a serem percorridos até 2019 incluem a capacitação de 50 professores das universidades latino-americanas envolvidas no projeto, assim como o desenvolvimento do modelo proposto, seu monitoramento e avaliação para possibilitar replicação ampla posterior.

O próximo encontro será realizado em julho de 2018, na PUCRS, Porto Alegre, quando será finalizada a qualificação de cinco professores de cada uma das universidades latinas.

A PUC-Rio estará representada com professores dos departamentos de educação, administração, psicologia, design e sociologia.