Oi lança hub de empreendedorismo e inovação em parceria com o Gênesis

25.08.2017 // João Marcos

A Oi, após desenvolver um programa de inovação nos últimos anos, envolvendo startups na criação de soluções inovadoras, lança o Oito - um novo hub de empreendedorismo e inovação no Rio de Janeiro. A iniciativa se posiciona estrategicamente junto ao mundo da inovação, incubando startups em estágio inicial, acelerando negócios mais maduros e até sociais, reunindo a comunidade através dos eventos que serão realizados no espaço, situado em Ipanema.

As parcerias incluem Nokia, IBM, Amazon Web Services, CPqD, Firjan, Oi Futuro, Yunus Negócios Sociais do Brasil, CESAR e o Instituto Gênesis PUC-Rio. A sede foi planejada para estimular a troca de experiências, servindo às empresas incubadas, residentes e à comunidade, com agenda de atividades ligadas a economia criativa, incluindo programação de experimentações artísticas liderada pelo Oi Futuro.

O hub de empreendedorismo atuará em quatro frentes: o programa de Incubação de startups em estágio inicial, que será coordenado pelo Instituto Gênesis; a seleção de startups mais maduras para aceleração, com acesso à área de coworking e aos parceiros do Oito; o Oito Labs, laboratório para desenvolvimento e teste de soluções da Internet das Coisas em parceria com a Nokia; e um espaço multiuso, voltado para eventos e programação cultural, para inspirar ideias e criar conexões entre pessoas e empresas.

O Programa de Incubação do Oito será financiado pela Oi e desenvolvido em parceria com o Instituto Gênesis, que fará a coordenação técnica do projeto com a consultoria do empreendedor carioca Rafael Duton, sócio e fundador da aceleradora 21212. O modelo será inovador: além de mentorias e de espaço de trabalho, as startups terão apoio nas áreas gerencial, jurídica, financeira e de comunicação para estruturar o crescimento de seus negócios.

O processo seletivo para incubação contará com um período de pré-incubação de 30 dias com 18 startups selecionadas. Ao fim desta fase, elas apresentarão o pitch final para uma banca composta por executivos. As seis que tiverem melhor performance serão selecionadas para iniciarem o processo de incubação, que terá duração de 12 meses.

O lançamento do Oito ocorreu dia 24 de agosto, quando o projeto foi apresentado à comunidade de empreendedores e parceiros. Foi aberto nesse mesmo dia o edital de seleção de projetos para o Programa de Incubação de Startups do Oito para aporte de até R$ 150 mil para cada projeto selecionado. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.oito.net.br até 15 de outubro.