Gênesis participa da formação de mais de 150 professores em empreendedorismo

01.08.2017 // João Marcos

No dia 27 de julho de 2017, a PUC-Rio sediou o evento de encerramento do curso de especialização em Educação Empreendedora, que capacitou 150 professores do Pronatec gratuitamente e uniu profissionais do Brasil inteiro. O curso durou mais de 18 meses e envolveu o Instituto Gênesis, o SEBRAE, o Ministério da Educação, o Departamento de Educação e o CCEAD da PUC-Rio, todos em prol da disseminação da cultura empreendedora para professores e alunos do ensino técnico de todo o país. Foi a primeira turma de pós-graduação formada em empreendedorismo no Brasil, o que mostra a força e importância crescente da inovação na educação e no país.

O Pronatec Empreendedor visa inserir, nacionalmente, conteúdos de empreendedorismo em diferentes cursos da educação profissional, trazendo a perspectiva do autoemprego, além do desenvolvimento de competências empreendedoras que são fundamentais para a trabalhabilidade, conceito indicado nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico (RCNEPT) como componente da dimensão produtiva da vida social.

O evento contou não só com as bancas e apresentações dos trabalhos dos alunos do curso, mas também com uma mesa de abertura, que iniciou o dia, composta por quatro integrantes: professor e diretor do departamento de Educação da PUC-Rio, Ralph Bannell; diretor do Instituto Gênesis, João Gabriel Hargreaves; coordenadora do Projeto Nacional de Educação Empreendedora, Rejane Risuenho; e a analista técnica da unidade de desenvolvimento de produtos e cultura empreendedora, Luana Carulla. Posteriormente, a professora Vânia Rego falou um pouco sobre sua experiência e motivou os alunos a buscar o conhecimento e a empreender em si mesmos.

O Instituto Gênesis foi o responsável pela organização do encerramento do curso, desde a montagem da estrutura e do design envolvido até a logística das apresentações, dividindo as turmas por cores e separando bancas e professores para cada uma delas.

Além de todo o conhecimento que o evento exaltou, laços de amizade e reencontros também fizeram parte deste encontro. Como o curso foi feito à distância, muitos se conheciam virtualmente, criaram vínculos pela internet e só se encontraram pessoalmente na PUC-Rio. Outros se reencontraram, como é o caso da Elisama - de Pato Branco, Paraná – e da Sarita – de Criciúma, Santa Catarina – após 20 anos, graças ao curso, na cidade do Rio.

Ao entrar em contato com os alunos presentes no encerramento da especialização, as histórias de superação de cada um, as dificuldades enfrentadas para conseguir vir ao Rio de Janeiro, foram todas descritas como experiências enriquecedoras. O curso, para grande parte deles, foi uma descoberta, pois viram que o empreendedorismo não trata apenas de projetos e empresas a serem inseridas no mercado, mas sim de algo muito maior, que é empreender nas próprias vidas e na vida de seus alunos, transmitindo paixão pelo estudo e motivação para aqueles que são empreendedores de si mesmos.

• TAGS