Instituto Gênesis da PUC-Rio é selecionado para o Programa de Promoção da Economia Criativa

19.07.2017 // João Marcos

Realizado a partir da parceria entre a Samsung, a Anprotec, o Centro Sul-Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), o Programa de Promoção da Economia Criativa vai selecionar até 20 empreendimentos para receberem apoio financeiro de até 250 mil reais e um amplo pacote de atividades para aprimorar tecnologicamente e mercadologicamente seus produtos e serviços, como treinamentos, assessorias, mentorias, networking e acesso a redes de investidores.

O Programa é desenvolvido por meio de rodadas, que têm duração de aproximadamente seis meses, e o objetivo é estimular a inovação, com a introdução de novas soluções tecnológicas, para apoiar a produção e o consumo sustentável. Serão escolhidas startups que abranjam uma das seguintes áreas: saúde digital, bem-estar e fitness; segurança, privacidade e furto; soluções de convergência e conectividade; fintech (finanças digitais); gestão de baterias e dados; agricultura digital; inteligência artificial; educação digital; novas experiências com redes sociais e operadoras de telefonia móvel e consumidores.

Foram credenciadas incubadoras distribuídas em todo o território nacional, além de aceleradoras de empresas, para executarem as atividades previstas no Programa. O Instituto Gênesis da PUC-Rio foi selecionado para ser uma das incubadoras que apoiam os empreendedores, e vai auxiliar com consultorias, capacitações, mentorias e etc. Como pré-requisito, o empreendimento que está participando do processo seletivo do Programa deve estar incubado em uma das incubadoras credenciadas ou estar disposto a realizar a incubação, indicando, no momento da inscrição, a incubadora na qual pretende incubar sua startup.

O Instituto Gênesis é conceituado como a melhor incubadora da América Latina e a 13° melhor do mundo, de acordo com a UBI Index, instituição de pesquisa sueca que avalia quais são as melhores incubadoras do mundo. Por estar no ambiente da PUC-Rio, uma das universidades brasileiras mais respeitadas no mundo, o Instituto é referência em inovação e formação empreendedora, sendo responsável pelo primeiro domínio adicional em empreendedorismo do Brasil aprovado pelo MEC (Ministério da Educação). Além disso, a Empresa Junior da PUC-Rio, incubada no Instituto Gênesis, é a empresa Junior universitária que mais fatura no país, e as startups graduadas pela incubadora tem mais de 85% de taxa de sobrevivência no mercado.

Os candidatos de todo o Brasil interessados em participar do Programa podem realizar suas inscrições até o dia 20 de agosto pelo portal da Anprotec (www.anprotec.org.br/samsung). As propostas submetidas serão avaliadas por uma banca especializada, formada por comitês de executivos da Samsung, Anprotec, Embrapa e da rede de incubadoras credenciadas. As empresas selecionadas nesta rodada serão convidadas a incubar seus projetos durante a vigência do programa em uma das incubadoras e aceleradoras credenciadas em todo o território nacional. Os empreendimentos oriundos de regiões e municípios diferentes das regiões das incubadoras e aceleradoras também podem concorrer e, caso sejam selecionados, serão transferidos para uma unidade recomendada pelo comitê gestor do programa durante o período de incubação.

• TAGS