histórico

Em 2017 completamos 20 anos de história. Para um Instituto que trabalha diretamente com inovação e empreendedorismo, cada ano é uma revolução. Precisamos inovar constantemente para acompanhar as rápidas mudanças características do ambiente empreendedor. É preciso muito estudo, pesquisa e interdisciplinaridade para agregar valor, conhecimento e experiência no percurso, caso contrário, caímos fora da linha do tempo. Esta seção é dedicada aos principais acontecimentos ao longo de nossa história, e também uma homenagem a todos os protagonistas deste ecossistema inovador que é o Gênesis.
2015

1ª Incubadora da América Latina

Há 18 anos o Gênesis vem fazendo história. Pelo segundo ano consecutivo, na categoria "Melhores Incubadoras de Universidades", o instituto foi a única incubadora brasileira a fazer parte dos 25 primeiros colocados, ficando em 13º no ranking da World Top 25. Elaborada pela UBI Global, a pesquisa sueca que reúne as melhores incubadoras do mundo mostra que o Gênesis conquistou o 1º lugar na América Latina e o 1º lugar no Brasil.

9ª Melhor Incubadora do Mundo

Neste ano, o Gênesis colheu os frutos de um trabalho iniciado há mais de 17 anos. Eleita como nona melhor incubadora do mundo na categoria "Melhores Incubadoras Associadas a Universidades", o Instituto foi a única incubadora brasileira a fazer parte dos 25 primeiros selecionados no ranking elaborado pela UBI Index.
2014
2013

Uma incubadora completa

Em 2013, após anos de apoio ao desenvolvimento de empresas dos mais diversos setores, o Instituto Gênesis está consolidado como uma das mais completas incubadoras do país, com um dos mais altos índices de sucesso (90%), trabalhando de forma multidisciplinar e integrada, desde o processo de criação e desenvolvimento do espírito empreendedor, até a implantação dos empreendimentos de forma consciente e sustentável na sociedade, impactando positivamente a realidade social na qual está inserida.

15 anos do Gênesis

O Gênesis completa 15 anos e é um momento de rito de passagem organizacional. Com a modificação em seu estatuto o Gênesis passa a ter um Conselho Administrativo.
2012
2011

Em busca de novos mercados

No ano de 2011, o desenvolvimento do Projeto PUCPAR preparou os empreendimentos incubados para atuar no mercado de capitais, auxiliando na captação de investidores e desenvolvendo cada vez mais seus negócios.

Parceria com a Secretaria do Estado do Rio de Janeiro

Em 2009, o Instituto Gênesis apadrinhou o Rio Criativo, a incubadora de economia criativa do Estado do Rio de Janeiro. Outros destaques de 2009 foram: a realização do Programa da Primeira Empresa Inovadora - PRIME; participação no Programa Microsoft Sol; parceria com o Personale Investimentos e realização de workshop de Empreendedorismo e Inovação.
2009
2006

Livro de Ouro

O Instituto Gênesis produziu em 2006 o Livro de Ouro das empresas, que conta a história de todos os empreendimentos que são ou um dia já foram apoiados pelo Gênesis.

Difusão do Empreendedorismo

No ano de 2005 os resultados do Gênesis provaram, mais uma vez, que o empreendedorismo é um ótimo caminho para o incremento do cenário sócio-econômico do país. Como principais realizações do ano temos a criação da Comissão Interdepartamental de Empreendedorismo; realização de estudo sobre aspectos do Empreendedorismo no Brasil; criação do projeto Empreendedorismo Transcultural e capacitação do projeto Vila Canoas.
2005
2004

Incubadora Social

A criação da Incubadora Social de Comunidades Gênesis da PUC-Rio, em julho de 2004, ocorreu como conseqüência natural da experiência obtida com a Incubadora Tecnológica e das necessidades e demandas sociais detectadas pela Incubadora Cultural.

Incubadora Cultural

Em 2002, o Instituto Gênesis da PUC-Rio inaugurou a primeira Incubadora Cultural da América Latina com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de empreendimentos de base cultural e artística. Hoje, a Incubadora engloba um total de 60 empresas graduadas em diferentes áreas, tais como arte, educação, moda, design, turismo cultural, mercado editorial e audiovisual.
2002
2000

Melhor Incubadora do Brasil

Neste ano, houve a criação definitiva do Instituto Gênesis para Inovação e Ação Empreendedora, como instituto independente, demonstrando a importância dada pela direção da PUC-Rio ao empreendedorismo. Além disso, o Gênesis ganhou o Prêmio ANPROTEC de Melhor Incubadora do Ano.

Melhor Programa de Formação de Empreendedores

Neste ano, com apenas dois anos de vida, o Gênesis ganhou o Prêmio Instituto Euvaldo Lodi de interação Universidade-Empresa como "Melhor Programa de Formação de Empreendedores do Brasil" e aperfeiçoou o processo de seleção de empresas.
1999
1997

Inauguração

Em julho de 1997, com o apoio de parceiros como o Citibank, o Sebrae, a Finep e a Faperj, a PUC-Rio inaugurou o Prédio Gênesis, que passou a sediar o processo de incubação. Também em 1997, com o apoio da Softex e do Departamento de Informática da PUC-Rio, foi iniciada uma pré-incubadora na área de informática - que recebeu o nome de InfoGene - e um conjunto de três disciplinas de empreendedorismo, nas áreas de comportamento, finanças e planejamento.