Oi Futuro, UBC e SEBRAE apresentam:
Música & Negócios EAD PUC-Rio
Programa Música & Negócios: Empreendedorismo e Inovação, realizado há 8 anos na PUC-Rio, ganha versão no modelo EAD – ensino a distância.
Depois de anos de experiência no auditório e no estúdio, chegou a hora de levar esse conteúdo a todo o Brasil. Eleito em 2019 o melhor programa de educação para o Music Business do Brasil no Prêmio Profissionais da Música (PPM), o programa “Música & Negócios: Empreendedorismo e Inovação” ganha versão digital.
A 17ª Edição do Música & Negócios (MN EAD) começa em setembro, matricule-se já! A duração é de oito semanas. São vídeos, podcasts, exercícios e estudos de caso online, webinários com palestrantes, fóruns virtuais entre os alunos e conexão com pesquisadores e players da indústria da música. Agora também temos embaixadores em diversas cidades!
Por que atuar no setor da música? Música é a nossa causa.
Música tem um grande impacto social, mas além do valor simbólico há também o negócio. O Brasil está entre os 10 maiores mercados de música do mundo e lidera na América Latina, segundo a IFPI (International Federation of the Phonographic Industry). O país é também o terceiro maior mercado para o Spotify, superado apenas por Estados Unidos e Reino Unido. Música é uma das principais expressões da cultura brasileira, está presente na rotina das cidades e influencia a imagem do Brasil no exterior. Está nas séries e filmes, na publicidade, nos games, no rádio, TV, em diversas mídias e nos palcos de casas de shows e festivais. Em 2019, o ECAD distribuiu quase R$ 1 bilhão (75% para titulares de direitos autorais e 25% em direitos conexos) no Brasil. Apesar da crise, o consumo digital, a sincronização e novas plataformas seguem gerando muitas oportunidades.
A credibilidade do programa
O Música & Negócios EAD é um programa de extensão universitária, resultado de uma experiência de 8 anos. É organizado pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio e a Multimeios. Tem como parceiros institucionais a apoiadores o Instituto Oi Futuro, a UBC e o SEBRAE. Entre os resultados práticos, há alunos que reposicionaram carreiras artísticas, criaram ou desenvolveram seus próprios negócios e conseguiram oportunidades no mercado.
Os temas abordados no M&N EAD
Módulo I – Music Business As aulas apresentam temas como história da música, impacto da tecnologia, marketing e distribuição digital, ecossistema da cultura, gestão de direito autoral, sincronização e audiovisual, music branding, promoção de eventos, gestão de arenas e casas de espetáculo, produção musical, elaboração de projetos culturais, editais e captação de recursos, modelagem de negócios e trajetória profissional, entre outros.
PROGRAMA EAD MÓDULO I: MUSIC BUSINESS
Programa I: Indústria da Música: Cultura, Tecnologia e Direito Autoral
- História da Indústria da Música
- Música, Copyright e Tecnologia
- Ecossistema da Cultura
- A UBC e o Direito Autoral
- ECAD: arrecadação e distribuição
- Impacto da tecnologia no Direito Autoral
Programa II:Marketing e Distribuição Digital
- Marketing Digital e Social Media
- Marketing Estratégico para o Digital
- Spotify for Artists e outras ferramentas
- Distribuição e Pitching nas DSPs (platforms)
- Playax: métricas de desempenho de artistas em rádios, streaming, sites e redes sociais
Programa III: Laboratório de Trajetória Profissional
- Trajetória Profissional e Planejamento de Vida
- Pesquisa de Setor
- Design Estratégico na Música
- Letra & Música
Programa IV: Gravadoras & Selos: Marketing e Produção Musical
- A gravadora Deck e a fábrica de vinil Polysom
- Warner Music Brasil
- Trajetória na Produção Musical
- Experimentação em Estúdio | Produção e Dicas
Programa V: Sound Branding, Sincronização, Audiovisual e Rádio Music Branding
- A Música como Ferramenta de Comunicação
- Como criar uma web-rádio e qual o panorama do segmento
- Podcasts: mercado e técnicas
- Técnicas de gravação de vídeo
Programa VI: Economia da Música e Modelos de Negócios
- Economia Criativa, Place Branding e Políticas para a Música
- Empresariamento Artístico CNPJ na Música: formalização como MEI, microempresa e outras opções
- Editais, Leis de Incentivo e Captação de Recursos
- Megafestivais: LiveNation e o Showbusiness no mundo
- Gestão de Casas de Espetáculos e Turnês Internacionais
- Feiras de Música e Conferências Internacionais
- Modelo de financiamento coletivo para artistas
Programa VII: Panoramas Regionais e Tendências
- O Futuro da Música pós-pandemia
- O Negócio do Sertanejo
- A Economia do Funk
- Movimento Black Rio
- A Música Gospel no Brasil
- Música de Concerto: a música clássica no Brasil
- Música no Distrito Federal: o modelo de negócios da GRV
- Minas Gerais: cena artística e festivais
- A fusão de gêneros contemporâneos em Belém do Pará
- Curitiba: um olhar sobre a cena paranaense
- Cena eletrônica: produção e festivais
Público-alvo
O programa é destinado a músicos, compositores, produtores, técnicos, profissionais de comunicação e marketing, rádio e TV, advogados interessados em direito autoral, promotores de eventos, gestores de casas de shows e festivais e outros profissionais com interesse no mercado da música.
Corpo docente
O corpo docente reúne mestres, doutores e executivos atuantes no mercado da música, como Sérgio Affonso (Presidente da Warner Music), João Augusto (Fundador da gravadora Deck), Elisa Eisenlohr (Gerente de Comunicação da UBC), Ingrid Berger (Gestão de Backstage no Rock in Rio e outros eventos), Bernardo Amaral (Fundador do Metropolitan e ex-diretor da HSBC Arena e Vivo Rio) e Guta Braga (ex-Sony, Universal, iMusica) além de produtores e empreendedores do setor.
Em ordem alfabética: Alessandra Baiocchi, Bernardo Amaral, Bruno Levinson, Barral Lima, Carolina Ficheira, Carla Arminda, Daniel Campello de Queiroz, Deborah Sztajnberg, Estrela Leminski, Fábio Silveira, Geraldinho Magalhães, Gustavo Ribeiro de Vasconcellos, Guta Braga, Guilherme Flarys, Guilherme Velho, Flávia Souza Lima, Felipe Rodarte, Ingrid Berger, Iuri Freiberger, João Augusto, Juliano Polimeno, Leonardo De Marchi, Leo Morel, Leo Feijó, Leonardo José, Lucas Augusto, Marcelo Damaso, Marcelo Vig, Marcos Xi, Marina Mattoso, Mayrton Bahia, Miguel Jost, Téo Ruiz, Sandra Korman, Sergio Affonso, Val Becker, Zanna
Os professores são divididos em módulos I e II e workshops
Qual é o propósito do Música & Negócios?
O objetivo do programa de empreendedorismo é oferecer um panorama sobre a indústria da música, sua história, inovações e tendências. Oferecemos conhecimento, análise crítica e ferramentas para aplicação no gerenciamento de carreiras artísticas e negócios na música. Se você busca uma posição no mercado, quer desenvolver a sua carreira como artista ou criar uma startup no mundo da música e da tecnologia, nossa equipe pode colaborar nessa trajetória.
Cronograma: De 02 de Setembro à 22 de outubro. São 8 semanas de atividades, incluindo vídeos, podcasts, pesquisa, fóruns e webinários ao vivo.
As datas dos webinários ao vivo são: 02/07, 07/07, 08/07 e 09/07, 14/07, 16/07, 21/07, 23/07, 28/07, 30/07, 04/08, 06/08, 11/08, 13/08, 18/08, 20/08 e 25/08
Webinários: o horário será entre 18h e 20h.
Formato: os conteúdos gravados podem ser acessados pela internet a qualquer momento na semana de liberação na plataforma digital.
Plano de Aulas M&N EAD
Total: 76 horas
25 Webinários (professores, palestrantes e mentores ao vivo)
30 Vídeos ou Podcasts (o aluno acessa ao longo de cada semana, na hora que preferir)
É importante a participação dos alunos nos Webinários ao vivo, no chat, para fazer as perguntas aos convidados e trocar experiências com outros participantes.
Planos M&N EAD
Módulo I Music Business
M&N EAD 2020.2
Inscrições com preço promocional:
Matrícula 50% Off: de R$ 1.800,00 por R$ 900,00
O valor total do curso pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.
Certificado: para quem acompanhar 75% dos conteúdos e responder 75% dos exercícios
--> PARA MAIS INFORMAÇÕES E MATRÍCULA, ACESSE > www.musicaenegocios.com
Responsabilidade Social
Em parceria com a UBC – União Brasileira de Compositores, 20% da renda com matrículas efetivadas no canal da instituição (com o código específico) serão revertidas para o Fundo “Juntos pela Música”, uma parceria UBC e Spotify, que destina recursos para autores em dificuldades financeiras por conta da Covid-19.
Oferecemos bolsas integrais e parciais em todas as edições. As bolsas são exclusivas para pessoas de baixa renda.
Envie e-mail para leofeijo@esp.puc-rio.br com o CV e justifique seu pedido. Os currículos serão analisados e as respostas são comunicadas em uma semana. O limite é de 10% das vagas.
Termo de compromisso
O termo registra o compromisso do aluno com a participação e a confidencialidade. Políticas sobre reembolso, cancelamento e eventuais adiamentos. Após o início do curso não há reembolso de matrículas.
Formulários (Google Forms)
Após cada aula, o aluno receberá um formulário para avaliação. Esse formato também será usado para envio dos exercícios.
Pesquisa de Qualidade
Ao fim do curso o aluno deverá responder um formulário sobre o conteúdo do programa, formato e estrutura. O objetivo é que possamos aperfeiçoar o MN. Atendimento Acesso por telefone, whattsapp e e-mail para eventuais dúvidas ou apoio técnico. A sede do MN é no Instituto Gênesis, no Rio de Janeiro. Será criado um grupo de whattsapp com cada turma.
Integração nos canais do Música & Negócios (Facebook) @musicaenegociospucrio
Embaixadores em diversas capitais do Brasil
Agora temos embaixadores em diversas cidades, oferecendo uma visão estratégica e conexões com o mercado em diversas praças no país. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Porto Alegre e Belém do Pará. Em breve teremos mais representantes.
Credibilidade
O Instituto Gênesis da PUC-Rio, fundado há mais de 20 anos, é uma das melhores incubadoras de startups do mundo.
Leo Feijó, coordenador do MN, foi subsecretário de Cultura no Governo do Estado do Rio de Janeiro, fundou uma rede com mais de 10 espaços musicais no Rio e já participou de missões internacionais à Womex (Europa), SXSW (EUA) e, com o British Council, ao Reino Unido. Entre os parceiros institucionais estão a UBC – União Brasileira de Compositores, Oi Futuro, SEBRAE, Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), Música, Copyright e Tecnologia, o Prêmio Profissionais da Música e a GRV Produções, a Diversão e Arte, o Festival Se Rasgum, a UN Music e outras instituições reconhecem o nosso propósito: profissionalizar o mercado e gerar oportunidades para todos: nos centros urbanos, periferias e no interior de todo o Brasil.
Música & Negócios: Empreendedorismo & Inovação
Música & Negócios EAD PUC-Rio
Coordenação Executiva: Leo Feijó | leofeijo@esp.puc-rio.br
Coordenação Acadêmica: Sandra Korman
Supervisão: Larissa Frigotto, Coordenadora de Cultura Empreendedora
Produção-executiva: Lucas Augusto e Flávia Souza Lima
Edição e Vinhetas: Paulo China e Rebecca Joviano | Memory Audiovisual
Edição de Áudio/Podcasts: Val Becker | Rádio Graviola e Flávia Souza Lima
Supervisão de Áudio: Daniela Pastore Campanha/Social Media: Lucas Augusto
Realização: Instituto Gênesis da PUC-Rio | Multimeios Produções
Parceiros institucionais: Oi Futuro UBC – União Brasileira de Compositores
SEBRAE Música, Copyright e Tecnologia
IMMuB – Instituto Memória Musical Brasileira
Prêmio Profissionais da Música
UN Music
Diversão & Arte Festival Se Rasgum
Música & Negócios EAD +55 21 3527.1371 | leofeijo@esp.puc-rio.br
Avenida Padre Leonel Franca 480, Gávea, Rio de Janeiro
www.musicaenegocios.com
Siga: @musicaenegociospucrio