A área de Desenvolvimento Local é responsável por aplicar os conhecimentos gerados pelo Instituto Gênesis nos territórios em que atua. Os projetos criados visam desenvolver uma experiência territorial de inclusão social e inovação que contribuam para melhoria da qualidade de vida da sociedade.

O Gênesis atua em toda a cadeia de valor do empreendedorismo, desde a formação do empreendedor, na criação de um ambiente de estímulo à criatividade e inovação, até a aplicação de ferramentas de empreendedorismo em cidades, arranjos produtivos locais ou comunidades, visando o desenvolvimento sustentável dessas regiões e o bem-estar das pessoas.

O foco da área de Desenvolvimento Local é implementar, executar e avaliar projetos para comunidades, bairros e cidades, estimulando o desenvolvimento socioambiental e econômico, com base, principalmente, nas potencialidades já encontradas nessas microrregiões.

Em 2014, foram executados 5 projetos que contribuíram para o município do Rio de Janeiro, o município de Itaguaí, o município de Mangaratiba e diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro.