Cidades Criativas

O Cidades Criativas tem como objetivo oferecer um panorama de cidades como protagonistas de transformações e apresentar iniciativas, instituições e agentes locais que atuam na transformação da cidade, gerando oportunidade de negócios culturais. O programa terá quatro encontros durante uma semana no Rio de Janeiro (incluindo um sábado), com aulas teóricas e dinâmicas de integração entre os participantes.

Os palestrantes convidados apresentarão modelos e soluções ligadas à criatividade, conceitos de economia criativa e colaborativa,smartcitiescity branding e gestão de museus e equipamentos culturais. Serão apresentados casos de novos negócios e dinâmicas econômicas locais, com ênfase em empreendedorismo. Os encontros apresentarão exemplos de ações de empreendedores privados e do Poder Público que são indutoras de transformações, reunindo agentes de mudança e novas formas de gestão do patrimônio cultural nas cidades. Entre os temas abordados, estão:

- Territórios/distritos criativos;

- Patrimônio cultural

- Gestão cultural e financiamento

- Apresentação de cases;

- Incubadoras;

- O universo das startups, aceleradoras, parques e espaços de coworking;

- Circuitos culturais no Rio

- Turismo de experiência como perspectiva de negócio;

- Eventos como agentes de transformação territorial e novas economias;

- Editais;

- Novas plataformas de negócios e de informações: crowdfunding, redes sociais e a criação de novos mercados.

As aulas têm a coordenação executiva de Leo Feijó e a coordenação de conteúdo de Aline Romeu Xavier, arquiteta e urbanista autora e co-autora de projetos urbanos, incluindo projetos premiados, no Rio de Janeiro, Niterói, Rio das Ostras e São Luís do Maranhão; e Paula de Oliveira Camargo, formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UFRJ (2000), e mestre em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV.
 

DETALHES

Instituto Gênesis

05/04/16 - 09/04/16

19:00 - 22:00