Bem-vindo à Biblioteca Digital do Instituto Gênesis. Todos os trabalhos presentes na Biblioteca abordam o empreendedorismo e a inovação, em seus espectros social, econômico, cultural e/ou ambiental. Nossa Biblioteca está dividida em duas seções:
- Artigos, publicações, teses e dissertações realizadas por pesquisadores do Instituto Gênesis, ou realizadas por pesquisadores que abordam o Gênesis em seus trabalhos;
- Trabalhos de Conclusão do Curso de Pós-graduação em Educação Empreendedora da PUC-Rio realizado pelo Gênesis e Departamento de Educação da Universidade em parceria com o Sebrae.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Rede de Fornecedores da Agricultura Familiar: uma iniciativa empreendedora solidária na cidade de Barra do Corda (MA)

30.07.2017
Autor: Mayana Diniz da Silva

Resumo: O presente trabalho aborda a proposta de uma intervenção empreendedora na cidade de Barra de Corda (MA), relativa à formação de uma Rede de Fornecedores da Agricultura Familiar, para o fornecimento de produtos agrícolas, advindos de agricultores familiares, a restaurantes, hotéis e supermercados da Cidade, no âmbito da Economia Solidária, fomentando o desenvolvimento econômico local e sustentável.

Palavras-chaves: Economia solidária. Agricultura familiar. Atores sociais. Sustentabilidade. Desenvolvimento local.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

A Comissão Empreendedora Multidisciplinar na Escola Técnica de Saúde- ETS da Universidade Estadual de montes Claros - UNIMONTES

28.07.2017
Autor: Maria Raquel Araújo Versiani

Resumo: O presente estudo tem como objetivo a criação de uma Comissão
Empreendedora Multidisciplinar na Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. A pesquisa contou com revisão bibliográfica da literatura sobre os tipos de empreendedorismo, bem como, pretende apresentar aos alunos do curso Técnico em Enfermagem, através de uma visão empreendedora, um direcionamento de oportunidades do mercado de trabalho, avaliando o perfil destes alunos de acordo com suas habilidades e competências, para auxiliá-los de forma adequada em sua formação profissional. Nesse sentido, espera-se que os estudantes estejam preparados após sua formação, para empreenderem em diversos setores, assumindo riscos calculados, através de um bom plano de ação.

Palavras-chave: Tipos de Empreendedorismo, Inovação de mercado, Técnico em
Enfermagem, Comissão Empreendedora.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

A tecnologia a serviço do empreendedorismo nos povoados de Lagarto/SE

28.07.2017
Autor: Deyvid Kenned Teixeira de Jesus

Resumo: O avanço tecnológico vem atingindo uma marca importante para o desenvolvimento das pessoas. Através dos recursos disponibilizados pela web pode formar profissões, gerar novos negócios e servir de plataforma de comunicação. O objetivo deste trabalho é aliar o uso da tecnologia ao empreendedorismo, desenvolvendo uma página de internet para a disseminação de conteúdos relacionados com a educação empreendedora que contribuam com o desenvolvimento e/ou o fortalecimento de novos negócios. Os conceitos abordados serão importantes aliados a ferramenta direcionada para os trabalhadores do campo da cidade de Lagarto/SE, que fica a 75 quilômetros da capital sergipana. O trabalho propõe uma intervenção auxiliada por estudantes e comerciantes da região na busca de capacitar, formar e fortalecer novos empreendedores.

Palavras-chave: Empreendedorismo, site, tecnologia, educação, inovação.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Proposta de intervenção Empreendedora em um Curso de Engenharia Civil

27.07.2017
Autor: Herbert Melo Cruz

Resumo: Formar alunos capacitados para a atuação no mercado de trabalho, que está em constante mudança, é um dos grandes desafios das instituições de ensino superior. Cada profissão tem suas peculiaridades inerentes ao seu perfil de trabalho, porém é cada vez mais concreto que a formação empreendedora é algo necessário para todas. A engenharia civil enquadra-se nesta situação, já que os profissionais têm um grande campo de trabalho tanto em empregos públicos, privados, quanto de forma autônoma. O problema observado neste trabalho foi a deficiência da formação empreendedora presente em cursos de engenharia civil. Logo, objetivou-se elaborar uma proposta de intervenção empreendedora para este curso, podendo ser aplicada em outros contextos. Foi apresentado um projeto de execução de uma Feira de Empreendedorismo, tendo como resultados esperados fomentar a importância da formação empreendedora bem como consolidá-la, contribuindo para o perfil do egresso.

Palavras-chave:Empreendedorismo; Formação; Engenharia Civil; Feira de empreendedorismo.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Contextos empreendedores e desenvolvimento de negócios em uma economia solidária a partir da implementação de composteiras orgânicas na cidade de Patrocínio em Minas Gerais.

27.07.2017
Autor: Ana Lúcia Araujo Borges

Resumo: O termo sustentabilidade aliado as dimensões social, ambiental e econômica tem prevalecido como um tema que merece ser pesquisado no sentido de busca de soluções para os problemas oriundos da falta de responsabilidade e de iniciativas que primem por intervenções capazes de reduzir os efeitos, em especial, da quantidade de lixo gerada nos centros urbanos. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma proposta de intervenção empreendedora inovadora no que diz respeito a implementação de composteiras orgânicas na cidade de Patrocínio em Minas Gerais, a partir da gestão no formato de economia solidária. Para tanto, são destacadas as necessidades de conscientização da população em relação a responsabilidade individual no enfrentamento do problema de geração e tratamento de lixo. Por outro, lado, esta intervenção também é proposta como uma oportunidade para atuação no mundo do trabalho de forma empreendedora, a partir da utilização ou comercialização do húmus orgânico e de fertilizantes oriundos dos processos de compostagem orgânica. Nesta perspectiva, será mostrado neste texto, o modelo de negócios Canvas desenvolvido para amparar e dar suporte aos futuros empreendedores no desenvolvimento deste negócio.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Composteiras Orgânicas. Modelo de
Negócios. Economia Solidária.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Estratégias para aumento da produtividade da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Olinda-PE

27.07.2017
Autor: Ana Luiza Braz de Souza

Resumo: Catadores e lixo são palavras impactantes que remontam, em primeiro momento, a elementos negativos. Cooperativas assimilam-se a instituições sem potencial de rendimentos. Estimulados pela crise econômica, fomos astutos em repensar nas possibilidades de aumento da produtividade, geração de renda e lucro, e aumento da rentabilidade da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Olinda-PE. O projeto propõe planejamento e metas a partir do levantamento dos problemas diretamente relacionados com a produção, o fluxo de finanças e a qualidade de vida dos cooperados e funcionários. Em um segundo momento sugerimos um plano em PDCA (SEBRAE, 2016) a fim de concentrar as intenções de mudança e estimular o crescimento do negócio para Pessoa Jurídica como indústria. A atividade foi desafiante em virtude do nível de conhecimento técnico em Gestão de Negócios e das intenções afetivas pela conquista quando da mudança da antiga ONG CENCIPE para a Cooperativa COOCENCIPE. Todavia nos deparamos com um Empreendedor com ampla visão de negócio, relações comerciais consolidadas, especialista em materiais recicláveis, comprometido com o público carente, com o meio ambiente e as diversas causas sociais que atividade da reciclagem contempla – o que foi motivador para conclusão dessa atividade.

Palavras-Chave: Reciclagem; Empreendedorismo Social2,5; Cooperativa; Produtividade.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Sistema para geolocalização de objetos e materiais para doação: uma proposta de intervenção inovadora em Curitiba

27.07.2017
Autor: Lilian Noguchi

Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de intervenção empreendedora inovadora na cidade de Curitiba, sob o tema “Contextos empreendedores e desenvolvimento de negócios e carreiras”. A iniciativa utiliza como base de análise pesquisas de produtos ou serviços similares no mercado e identificação de oportunidade no contexto a ser aplicado. O trabalho tem como resultado a proposta de um sistema cujo objetivo é promover o colaborativismo social na cidade de Curitiba, a partir de um aplicativo para geolocalização de objetos e materiais para doação. O sistema utiliza como elemento mobilizador doações de bens materiais a quem necessita, favorecendo a economia colaborativa e sustentável na cidade.

Palavras-chave: Economia Colaborativa, Consumo Sustentável, Sistemas para Dispositivos Móveis, Cidade Inteligente, Iniciativa Empreendedora.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Intervenção Empreendedora no Núcleo de Arte e Cultura UNILASALLE-RJ

27.07.2017
Autor: Luciano Rodrigues Pinto

Resumo: A arte exige em si sempre uma ação empreendedora. Desde a definição
do local até o layout de apresentação, das campanhas de divulgação ao
cronograma de apresentações, da seleção do público-alvo à organização
das tarefas de um evento; e assim por diante, a arte se torna sinônimo de
agir de forma empreendedora em eventos e exposições. A própria
metodologia deste estudo, a pesquisa-ação forma uma narrativa
empreendedora. Uma inter-relação entre os saberes da teoria e da prática,
da orquestração de pessoas de diferentes competências em uma sinfonia
cujo ápice são as visitas aos eventos e a divulgação na mídia. Mas os
desafios também se apresentam. Como em uma peça de teatro ou thriller
no cinema, ou livro, é preciso ajustar pequenos erros e os processos. Há
até antagonistas inesperados, reviravoltas e drama – prazos, orçamentos e
tudo mais. O objetivo principal deste estudo é analisar se os componentes
do empreendedorismo são observados nos eventos culturais.
Considerando neste trabalho que existem técnicas de gestão que se bem
aplicadas ajudam na performance das exposições. Bem como é possível
identificar que a inovação e a criatividade surgem no próprio processo de
um evento cultural, não somente nas obras em si mesmas. O Núcleo de
Arte e Cultura da UNILASALLE-RJ, através da Galeria La Salle permitiu
visualizar e participar de todos estes processos simultâneos.

Palavras-chave: Empreendedorismo Cultural, Iniciativa, Arte e Criatividade.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Proposta de Intervenção Empreendedora junto aos feirantes da Feira Livre do município de Grão Mogol - MG

27.07.2017
Autor: Maria Terezinha do Rosário Oliveira Paulino

Resumo: O presente trabalho visa partir dos conhecimentos adquiridos ao longo desta especialização, mais especificamente, os discutidos na disciplina „Contextos Empreendedores e Desenvolvimento de Negócios e Carreiras? promover uma Intervenção Empreendedora na Feira Livre do município de Grão Mogol, localizado na região norte do estado de Minas Gerais. Pretende-se ainda mobilizar a realização de um Curso de Empreendedorismo aos principais produtores rurais da Feira, estimulando e desenvolvendo uma cultura empreendedora junto aos participantes, de forma que os permita identificar características e pontos em seus negócios passíveis de melhoramentos. A pesquisa tem como objetivo geral: discutir os conceitos de empreendedorismo junto a pequenos agricultores familiares que comercializam gêneros alimentícios na Feira Livre de Grão Mogol/MG. Especificamente, pretende-se: verificar a valorização dos produtos agroecológicos, da produção artesanal e da agricultura familiar; verificar se há fortalecimento de uma rede de produção local, e identificar as práticas ligadas ao empreendedorismo. Metodologicamente, a pesquisa pode ser classificada como empírica, bibliográfica e descritiva. A parte bibliográfica contará com autores que tratam do tema em estudo. Na perspectiva descritiva, será feito um estudo de caso da feira livre de Grão Mogol. Ao final pretende-se introduzir uma nova perspectiva aos negócios dos agricultores familiares feirantes, participantes do projeto, bem como os demais que poderão ser afetados indiretamente com as práticas e sucesso dos envolvidos.

Palavras-chave: Feira livre. Agricultura familiar. Empreendedorismo. Agroecologia. Segurança alimentar. Embalagem.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Intervenção Empreendedora em Cursos Técnicos de Ensino Profissionalizantes

27.07.2017
Autor: Falber Teles de Almeida

Resumo: O termo Empreendedorismo sempre esteve ligado as ações humanas para alcançar objetivos profissionais e pessoais, gerando receitas em sociedades capitalistas ao longo dos anos. Na modernidade, o termo adquiriu significados mais amplos, abrangendo também a perspectiva de autonomia e gerenciamento de carreiras, proporcionando, ainda, um planejamento de vida profissional do trabalhador. É baseado principalmente nesse enfoque que a proposta de intervenção em uma instituição de ensino em cursos técnicos se delineia, possibilitando aos alunos desenvolverem habilidades empreendedoras para melhorar o seu perfil ao construir habilidades técnicas em sua aprendizagem profissional utilizando estudos por projetos para alcançar seus objetivos de vida. É nessa fase de aquisição de habilidades profissionais que o aluno desperta o interesse para qualificação no mundo trabalho, aberto a novas perspectivas e mais ousado em tentativas que irão impactar positivamente em sua atuação profissional. Distribuída em ações que visam desenvolver a carreira do aluno, o desenvolvimento dessas habilidades proporcionarão aquisições relacionadas ao Empreendedorismo para melhorar as perspectivas profissionais e pessoais dos alunos em sua educação empreendedora.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Educação Empreendedora. Educação Profissional. Curso Técnico. Estudos por Projetos.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |

PALAVRA-CHAVE

BIBLIOTECA GÊNESIS

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA