Bem-vindo à Biblioteca Digital do Instituto Gênesis. Todos os trabalhos presentes na Biblioteca abordam o empreendedorismo e a inovação, em seus espectros social, econômico, cultural e/ou ambiental. Nossa Biblioteca está dividida em duas seções:
- Artigos, publicações, teses e dissertações realizadas por pesquisadores do Instituto Gênesis, ou realizadas por pesquisadores que abordam o Gênesis em seus trabalhos;
- Trabalhos de Conclusão do Curso de Pós-graduação em Educação Empreendedora da PUC-Rio realizado pelo Gênesis e Departamento de Educação da Universidade em parceria com o Sebrae.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Arte de empreender: um estudo de caso da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará

11.08.2017
Autor: Rebecca do Nascimento Castello

Resumo: O ensino do empreendedorismo no Brasil origina-se nos anos 80, com o objetivo de mostrar aos alunos que empreender era uma das alternativas à carreira de executivo, um estímulo ao desenvolvimento econômico e social. Contudo, mesmo difundido em todo o país por meio do SEBRAE desde 1993, o estudo do empreendedorismo ainda não foi amplamente instituído. Por exemplo, o curso Empretec no Pará ainda aquém de um ensino popularizado. Diante disto, esta pesquisa se propõe elaborar um curso de empreendedorismo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA. Esta amostra foi escolhida com base no foco da pesquisa em empreendedorismo no campo do ensino das artes em Belém. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica sobre empreendedorismo e o mercado de trabalho de teatro e dança no município. Nas conclusões da pesquisa fica evidente o impacto da ausência do ensino do empreendedorismo, corroborado pelo desenho curricular dos cursos de teatro e dança e pela quantidade de companhias de dança em Belém que sobrevivem no mercado, foi elaborado nessa pesquisa um plano de ação para a criação do curso de empreendedorismo na ETDUFPA de forma a, médio prazo, mudar este cenário no campo artístico desta localidade.

Palavras–chaves: Empreendedorismo, artes, mercado, Belém.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Aprender a empreender na formação de professores empreendedores

30.07.2017
Autor: Renan Suaiden Parmejiani

Resumo: Aprender a empreender na educação de professores empreendedores é um curso especifico para professores que formarão os futuros empreendedores. A realização de mudanças na educação deve ser encarada com carinho e seriedade. Este curso de formação continuada de professores multiplicadores do conhecimento empreendedor é uma proposta apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Educação Empreendedora. Busca-se aqui desenvolver um formato inovador, na multiplicação do conhecimento de forma a despertar nos futuros alunos a crítica do pensamento, o preparo na visualização de oportunidades empreendedoras, a curiosidade no autoconhecimento e a motivação para perseguir e realizar os sonhos e ideais. Demonstrar que os desafios postos no caminho podem ser grandes oportunidades, basta que se esteja preparado para enxerga-las e aproveitar. Para tanto, é apresentado uma introdução ao assunto, uma singela revisão de literatura e posteriormente o planejamento do curso. Em seguida é apresentada a divisão dos assuntos estudados em cada aula, a forma de interação dos alunos com a disciplina e professor. São pontuadas formas de condução, mediações e motivação a serem utilizadas pelo docente. Por último as formas de avaliação do aprendizado. Concluímos que o desenvolvimento deste curso pode melhorar a disseminação do empreendedorismo.

Palavras-chave: Empreendedor, professor, motivação, autoconhecimento, formação.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Empreendedorismo e sua aplicação no novo ensino médio - Lei nº13.415/2017

30.07.2017
Autor: Rita de Cássia Dias Akegawa

Resumo: O presente trabalho consiste no Planejamento de Curso destinado aos docentes da educação técnica profissional do IFTM campus Ituiutaba/MG, especificamente aos professores que lecionam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O curso visa esclarecer a importância de incentivar as práticas empreendedoras em sala de aula, sob a ótica da Lei nº 13.415/2017, a qual modifica o ensino médio brasileiro com a opção dada ao aluno para escolher dentre outros itinerários formativos, a formação técnica e profissional, sendo indispensável para tanto, o conhecimento em Empreendedorismo e Gestão. Dessa forma, o estudante que cursar o ensino médio sob esta perspectiva, terá mais chances de ser um futuro empreendedor planejado auto-realizado na conquista de sua independência profissional e pessoal.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Novo ensino médio; Formação técnica e profissional; IFTM campus Ituiutaba/MG
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Empreendedorismo inovador: Desenvolvimento para instrutores

27.07.2017
Autor: Amilton Magalhães Lage

Resumo: Segundo a pesquisa GEM (2017) disponibilizada pelo Sebrae, o Brasil lidera o ranking dos países com maior índice de empreendedores do mundo. A cada dia um negócio novo surge, e com ele também nasce um empreendedor, seja por necessidade ou oportunidade, diariamente uma nova empresa é instituída. Em contrapartida diariamente uma empresa também encerra suas atividades. Esta situação na maioria das vezes é ocasionada por má administração, ou pelo simples fato do empreendedor não ter conhecimento técnico no que se refere à parte financeira, gestão de pessoas, trato com fornecedores entre outros. A boa vontade conta no processo de gerenciar um negócio mas para se manter ativo no mercado é preciso um conhecimento global de todo o processo empresarial. Por isto o presente trabalho buscou criar um curso inovador de empreendedorismo para capacitar os multiplicadores do ensino empreendedor, utilizando-se para isto de atividade práticas, discussões em grupo e a criação de um plano de negócios. Espera-se portanto desenvolver futuros empreendedores que estarão mais aptos a assumir a gestão de um negócio, ou empreendedores já atuantes no mercado que irão se capacitar para crescer cada vez mais em seus ramos de atuação.

Palavras-chaves: Empreendedorismo, Empreendedor, conhecimento, capacitação

CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Metodologia para Capacitação de Professores Empreendedores

27.07.2017
Autor: Karlomagno Freitas Stedile

Resumo: O curso de Metodologia para capacitação de Professores Empreendedores se baseia em uma metodologia já existente, mas com inovações nas tratativas de elaboração dos planos de ensino com situações de aprendizagem desafiadoras voltadas as especificidades profissionais de cada participante, mas com o foco em possibilidades de empreendedorismo, tanto em ambientes educacionais ou no chão de fábrica ou ainda em negócios autônomos.

Palavras-chave: Educação, Educador, Educando, Escola, Empreendedorismo.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Educação Empreendedora Aprender Fazendo (E.E.A.F.)

27.07.2017
Autor: Leila Regina Reichardt

Resumo: Aplicar uma metodologia ou um modelo de educação empreendedora no ensino médio e nas escolas técnicas, visando transformar o jovem em um profissional pensante crítico e capaz de analisar vivenciando a prática de um negócio.

Palavras-chave: Educação, Empreendedora, Saber fazendo, Jovem.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Capacitação de costureiras e reposicionamento no mercado de trabalho: uma proposta de curso de capacitação em Aperibé – Rio de Janeiro

27.07.2017
Autor: Anna Virginia da Costa Eccard

Resumo: Capacitação de costureiras e reposicionamento no mercado de trabalho: uma proposta de curso de capacitação em Aperibé – Rio de Janeiro. O curso, além de capacitar costureira para trabalhar com roupas de grife, vai garantir trabalho após o curso. A capacitação acontecerá devido à união da prefeitura de Aperibé, da empresa que vai disponibilizar as peças da grife Animale para a capacitação e para o trabalho constante ao término do curso e das alunas que irá participar. Para o desenvolvimento do presente trabalho foi utilizado à pesquisa bibliográfica, o estudo de caso com pesquisa de campo e entrevista. Quanto à metodologia para a iniciativa empreendedora, será ensinado um tipo de costura para um determinado tipo de cliente, mas este conhecimento pode ser aplicado nos mais variados produtos no ramo do vestuário como, por exemplo, cama, mesa e banho, roupas de animais, forros de carros etc. O conteúdo das disciplinas do Curso de Educação Empreendedora contribuiu para a formulação da proposta. Desta forma, a negociação com o prefeito, com a empresa envolvida e com as costureiras foram satisfatória, sendo base para a elaboração do curso. A futura recolocação das costureiras no exigente mercado de trabalho vai melhor sua remuneração e valorização pessoal, no sentido de bem estar. Tendo cumprido ao final todos os objetivos proposto para a implantação da intervenção na cidade de Aperibé.

Palavras-chave: Capacitação, costureiras, Aperibé, trabalho e empreendedorismo.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Projeto de Curso Inovador de Empreendedorismo por Meio de Objetos Virtuais de Aprendizagem: uma intervenção da prática docente na modalidade EAD

27.07.2017
Autor: Carlos Eduardo Marques Thompson

Resumo: A educação a distância é usada massivamente como fomentadora do crescimento pessoal e profissional e aproveita o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação para oferecer recursos cada vez mais interativos e interessantes tanto para professores quanto para estudantes. Mas para que se tornem efetivas, é preciso que os profissionais conheçam e saibam como usar essas tecnologias. Os objetos de aprendizagem são tecnologias educacionais digitais que se apresentam como uma vantajosa ferramenta de aprendizagem e instrução, que podem ser utilizados para o ensino de diversos conteúdos, incluindo de empreendedorismo. Tais objetos se apresentam nos ambientes virtuais de aprendizagem, na forma de conteúdos escritos, textos, imagens, atividades ou outros recursos didáticos construídos especificamente com objetivo de dar suporte à aprendizagem. Este trabalho discute os elementos de um curso inovador de capacitação de professores com o uso de objetos de aprendizagem para o ensino de empreendedorismo, na modalidade educação a distância.

Palavras-chave: Educação a distância; Objetos de aprendizagem; Ensino de empreendedorismo; Projeto de intervenção docente.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Empreendedorismo Educacional: Planejamento de uma proposta de curso de gestão empreendedora para professores da rede municipal de ensino

27.07.2017
Autor: Caroline Sorrentino Demori

Resumo: A proposta do projeto tem por objetivo fomentar a prática da gestão empreendedora nas escolas. O empreendedorismo no Brasil começou a se desenvolver na década de 90 e permanece em evolução contínua, não só no meio empresarial, mas também no educacional. Acreditamos que esse projeto de capacitação de professores da rede pública municipal, abrirá um horizonte para o desenvolvimento do empreendedorismo educacional nas escolas, tornando os professores melhor capacitados e preparados para despertar nos alunos o espírito empreendedor, de forma a estimular a inserção no mundo do trabalho, por meio de uma postura empreendedora. A proposta foi embasada em referências bibliográficas. A discussão da proposta foi contextualizada à partir dos conceitos de empreendedorismo, educação empreendedora, do papel do professor na educação empreendedora e importância das tecnologias para a educação empreendedora. Por fim, o desenvolvimentos da propostas do projeto de planejamento de um curso de empreendedorismo para professores da rede pública de ensino.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação empreendedora; Tecnologias.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Empreendedorismo Educacional: uma proposta inovadora de empreender nos cursos técnicos da área da beleza

27.07.2017
Autor: César Gonçalves de Annunciação

Resumo: A proposta do projeto tem por objetivo fomentar a prática da gestão empreendedora e conquistar o espaço da beleza, fazendo com que seu nome seja conhecido através da qualidade em atendimento e inovação para os cursos profissionalizantes na área da beleza. Esse mercado se transformou em uma área extremamente competitiva e importante em todo o mundo. Face ao desafio da proposta de construir uma ideia de gestão empreendedora na área da beleza, instigou-me a buscar conhecimentos não só no curso de pós-graduação, mas também em autores renomados que falam sobrea a gestão empreendedora. O método utilizado na pesquisa foi em referências bibliográficas. Este trabalho discute os elementos de uma gestão empreendedora com curso inovador na área da beleza para capacitar profissionais da área.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedorismo Educacional; Cursos Técnicos.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |

PALAVRA-CHAVE

BIBLIOTECA GÊNESIS

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA