Bem-vindo à Biblioteca Digital do Instituto Gênesis. Todos os trabalhos presentes na Biblioteca abordam o empreendedorismo e a inovação, em seus espectros social, econômico, cultural e/ou ambiental. Nossa Biblioteca está dividida em duas seções:
- Artigos, publicações, teses e dissertações realizadas por pesquisadores do Instituto Gênesis, ou realizadas por pesquisadores que abordam o Gênesis em seus trabalhos;
- Trabalhos de Conclusão do Curso de Pós-graduação em Educação Empreendedora da PUC-Rio realizado pelo Gênesis e Departamento de Educação da Universidade em parceria com o Sebrae.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

O ESTABELECIMENTO DA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA NO AMBIENTE ACADÊMICO: Transformações institucionais em universidades no Brasil e na Suécia

23.03.2018
Autor: Fábio Dal-Soto

Resumo: O tema da orientação empreendedora tem encontrado amplo abrigo na literatura inerente aos campos de estratégia e empreendedorismo. Neste estudo, assume-se a orientação empreendedora como conceito corolário do campo da estratégia, especialmente da vertente calcada na adaptação organizacional ou intencionalidade gerencial. No que tange ao campo empírico, as universidades constituem-se em um contexto relevante e pouco explorado para o estudo da ação estratégica, tendo em vista a dinâmica ambiental que constantemente as desafia, devido à necessidade de maior aproximação com a sociedade como um todo. A fim de atender as alterações ambientais e de interferir na própria dinâmica ambiental, as universidades têm se movimentado em direção a novos modelos organizacionais, com destaque ao da universidade empreendedora ou inovadora, o qual vem sendo utilizado em diferentes realidades econômicas e sociais. Nesse contexto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o estabelecimento da orientação empreendedora no ambiente acadêmico, baseado em proposições teóricas e nas transformações institucionais realizadas por universidades, no Brasil e na Suécia, em direção a um modelo de universidade empreendedora. Em termos metodológicos, esta pesquisa centra-se em um estudo de casos múltiplos ou comparativos, de natureza qualitativa, baseado em três universidades: duas no Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e uma na Suécia, a Lund University (LU). Como fonte direta de dados, entrevistas in loco foram realizadas com vários gestores das universidades pesquisadas. Dados secundários também foram coletados por meio de websites e documentos institucionais, livros, artigos, entre outros. Os resultados mostram o papel-chave desempenhado pela gestão estratégica das universidades pesquisadas no estabelecimento da orientação empreendedora, baseado na perspectiva indeterminista do ambiente. Os três casos pesquisados apresentam variadas ações e mecanismos de inovação e empreendedorismo em direção a um modelo de universidade empreendedora, por meio de comportamentos empreendedores recorrentes ao longo do tempo. Os casos estudados também revelam vínculo de origem da terceira missão acadêmica com as atividades de pesquisa e significativo enraizamento no entorno de atuação.

Palavras-chave: Orientação empreendedora. Gestão estratégica. Universidade empreendedora. Terceira missão acadêmica.
  • TAGS

CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Arte de empreender: um estudo de caso da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará

11.08.2017
Autor: Rebecca do Nascimento Castello

Resumo: O ensino do empreendedorismo no Brasil origina-se nos anos 80, com o objetivo de mostrar aos alunos que empreender era uma das alternativas à carreira de executivo, um estímulo ao desenvolvimento econômico e social. Contudo, mesmo difundido em todo o país por meio do SEBRAE desde 1993, o estudo do empreendedorismo ainda não foi amplamente instituído. Por exemplo, o curso Empretec no Pará ainda aquém de um ensino popularizado. Diante disto, esta pesquisa se propõe elaborar um curso de empreendedorismo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA. Esta amostra foi escolhida com base no foco da pesquisa em empreendedorismo no campo do ensino das artes em Belém. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica sobre empreendedorismo e o mercado de trabalho de teatro e dança no município. Nas conclusões da pesquisa fica evidente o impacto da ausência do ensino do empreendedorismo, corroborado pelo desenho curricular dos cursos de teatro e dança e pela quantidade de companhias de dança em Belém que sobrevivem no mercado, foi elaborado nessa pesquisa um plano de ação para a criação do curso de empreendedorismo na ETDUFPA de forma a, médio prazo, mudar este cenário no campo artístico desta localidade.

Palavras–chaves: Empreendedorismo, artes, mercado, Belém.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Rede de Fornecedores da Agricultura Familiar: uma iniciativa empreendedora solidária na cidade de Barra do Corda (MA)

30.07.2017
Autor: Mayana Diniz da Silva

Resumo: O presente trabalho aborda a proposta de uma intervenção empreendedora na cidade de Barra de Corda (MA), relativa à formação de uma Rede de Fornecedores da Agricultura Familiar, para o fornecimento de produtos agrícolas, advindos de agricultores familiares, a restaurantes, hotéis e supermercados da Cidade, no âmbito da Economia Solidária, fomentando o desenvolvimento econômico local e sustentável.

Palavras-chaves: Economia solidária. Agricultura familiar. Atores sociais. Sustentabilidade. Desenvolvimento local.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Aprender a empreender na formação de professores empreendedores

30.07.2017
Autor: Renan Suaiden Parmejiani

Resumo: Aprender a empreender na educação de professores empreendedores é um curso especifico para professores que formarão os futuros empreendedores. A realização de mudanças na educação deve ser encarada com carinho e seriedade. Este curso de formação continuada de professores multiplicadores do conhecimento empreendedor é uma proposta apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Educação Empreendedora. Busca-se aqui desenvolver um formato inovador, na multiplicação do conhecimento de forma a despertar nos futuros alunos a crítica do pensamento, o preparo na visualização de oportunidades empreendedoras, a curiosidade no autoconhecimento e a motivação para perseguir e realizar os sonhos e ideais. Demonstrar que os desafios postos no caminho podem ser grandes oportunidades, basta que se esteja preparado para enxerga-las e aproveitar. Para tanto, é apresentado uma introdução ao assunto, uma singela revisão de literatura e posteriormente o planejamento do curso. Em seguida é apresentada a divisão dos assuntos estudados em cada aula, a forma de interação dos alunos com a disciplina e professor. São pontuadas formas de condução, mediações e motivação a serem utilizadas pelo docente. Por último as formas de avaliação do aprendizado. Concluímos que o desenvolvimento deste curso pode melhorar a disseminação do empreendedorismo.

Palavras-chave: Empreendedor, professor, motivação, autoconhecimento, formação.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Empreendedorismo e sua aplicação no novo ensino médio - Lei nº13.415/2017

30.07.2017
Autor: Rita de Cássia Dias Akegawa

Resumo: O presente trabalho consiste no Planejamento de Curso destinado aos docentes da educação técnica profissional do IFTM campus Ituiutaba/MG, especificamente aos professores que lecionam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O curso visa esclarecer a importância de incentivar as práticas empreendedoras em sala de aula, sob a ótica da Lei nº 13.415/2017, a qual modifica o ensino médio brasileiro com a opção dada ao aluno para escolher dentre outros itinerários formativos, a formação técnica e profissional, sendo indispensável para tanto, o conhecimento em Empreendedorismo e Gestão. Dessa forma, o estudante que cursar o ensino médio sob esta perspectiva, terá mais chances de ser um futuro empreendedor planejado auto-realizado na conquista de sua independência profissional e pessoal.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Novo ensino médio; Formação técnica e profissional; IFTM campus Ituiutaba/MG
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

A Comissão Empreendedora Multidisciplinar na Escola Técnica de Saúde- ETS da Universidade Estadual de montes Claros - UNIMONTES

28.07.2017
Autor: Maria Raquel Araújo Versiani

Resumo: O presente estudo tem como objetivo a criação de uma Comissão
Empreendedora Multidisciplinar na Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. A pesquisa contou com revisão bibliográfica da literatura sobre os tipos de empreendedorismo, bem como, pretende apresentar aos alunos do curso Técnico em Enfermagem, através de uma visão empreendedora, um direcionamento de oportunidades do mercado de trabalho, avaliando o perfil destes alunos de acordo com suas habilidades e competências, para auxiliá-los de forma adequada em sua formação profissional. Nesse sentido, espera-se que os estudantes estejam preparados após sua formação, para empreenderem em diversos setores, assumindo riscos calculados, através de um bom plano de ação.

Palavras-chave: Tipos de Empreendedorismo, Inovação de mercado, Técnico em
Enfermagem, Comissão Empreendedora.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

A tecnologia a serviço do empreendedorismo nos povoados de Lagarto/SE

28.07.2017
Autor: Deyvid Kenned Teixeira de Jesus

Resumo: O avanço tecnológico vem atingindo uma marca importante para o desenvolvimento das pessoas. Através dos recursos disponibilizados pela web pode formar profissões, gerar novos negócios e servir de plataforma de comunicação. O objetivo deste trabalho é aliar o uso da tecnologia ao empreendedorismo, desenvolvendo uma página de internet para a disseminação de conteúdos relacionados com a educação empreendedora que contribuam com o desenvolvimento e/ou o fortalecimento de novos negócios. Os conceitos abordados serão importantes aliados a ferramenta direcionada para os trabalhadores do campo da cidade de Lagarto/SE, que fica a 75 quilômetros da capital sergipana. O trabalho propõe uma intervenção auxiliada por estudantes e comerciantes da região na busca de capacitar, formar e fortalecer novos empreendedores.

Palavras-chave: Empreendedorismo, site, tecnologia, educação, inovação.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Proposta de intervenção Empreendedora em um Curso de Engenharia Civil

27.07.2017
Autor: Herbert Melo Cruz

Resumo: Formar alunos capacitados para a atuação no mercado de trabalho, que está em constante mudança, é um dos grandes desafios das instituições de ensino superior. Cada profissão tem suas peculiaridades inerentes ao seu perfil de trabalho, porém é cada vez mais concreto que a formação empreendedora é algo necessário para todas. A engenharia civil enquadra-se nesta situação, já que os profissionais têm um grande campo de trabalho tanto em empregos públicos, privados, quanto de forma autônoma. O problema observado neste trabalho foi a deficiência da formação empreendedora presente em cursos de engenharia civil. Logo, objetivou-se elaborar uma proposta de intervenção empreendedora para este curso, podendo ser aplicada em outros contextos. Foi apresentado um projeto de execução de uma Feira de Empreendedorismo, tendo como resultados esperados fomentar a importância da formação empreendedora bem como consolidá-la, contribuindo para o perfil do egresso.

Palavras-chave:Empreendedorismo; Formação; Engenharia Civil; Feira de empreendedorismo.
CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Empreendedorismo inovador: Desenvolvimento para instrutores

27.07.2017
Autor: Amilton Magalhães Lage

Resumo: Segundo a pesquisa GEM (2017) disponibilizada pelo Sebrae, o Brasil lidera o ranking dos países com maior índice de empreendedores do mundo. A cada dia um negócio novo surge, e com ele também nasce um empreendedor, seja por necessidade ou oportunidade, diariamente uma nova empresa é instituída. Em contrapartida diariamente uma empresa também encerra suas atividades. Esta situação na maioria das vezes é ocasionada por má administração, ou pelo simples fato do empreendedor não ter conhecimento técnico no que se refere à parte financeira, gestão de pessoas, trato com fornecedores entre outros. A boa vontade conta no processo de gerenciar um negócio mas para se manter ativo no mercado é preciso um conhecimento global de todo o processo empresarial. Por isto o presente trabalho buscou criar um curso inovador de empreendedorismo para capacitar os multiplicadores do ensino empreendedor, utilizando-se para isto de atividade práticas, discussões em grupo e a criação de um plano de negócios. Espera-se portanto desenvolver futuros empreendedores que estarão mais aptos a assumir a gestão de um negócio, ou empreendedores já atuantes no mercado que irão se capacitar para crescer cada vez mais em seus ramos de atuação.

Palavras-chaves: Empreendedorismo, Empreendedor, conhecimento, capacitação

CURSO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Planejamento de um Curso Inovador – Liderança, Atitude e Características do Comportamento Empreendedor

27.07.2017
Autor: Karine Teixeira Pedrosa

Resumo: Este trabalho buscou qualificar professores de cursos de educação profissional para o ensino inovador do empreendedorismo – Liderança, Atitude e Características do Comportamento Empreendedor através de uma revisão histórica do ensino do empreendedorismo no mundo e dos aspectos essenciais sobre educação empreendedora com foco no ensino brasileiro, suas principais características e desafios. A importância da educação para o empreendedorismo no desenvolvimento integral do ser, apontando o empreendedorismo como atitude diante da vida e do mundo em constante evolução. Para disseminarmos a cultura empreendedora em nosso país, faz-se necessária compreensão, estudo e interesse dos educadores; pois é preciso qualificar a mão de obra trabalhadora para o desenvolvimento de ações estratégicas estruturadas. Desta forma propusemos em nosso Projeto, desenvolver ações de formação integral dos professores em uma instituição localizada no município de Sabará que atua com cursos de qualificação profissional desde 2009, oferecendo diferentes cursos gratuitos para população de baixa renda; desenvolvendo atitudes de verdadeira transformação social na vida destas comunidades. Nosso curso de formação empreendedora será realizado no prazo de um semestre; três vezes por semana (segundas/quartas e sextas feiras) através de 66 encontros de três horas cada, num total de seis unidades; perfazendo a carga horária de 198 horas em 33 módulos. Contaremos com um público de até 10 participantes. Sobre a avaliação do aluno, preveem-se em todos os módulos, avaliações específicas, sendo o aprendizado avaliado durante todo o processo com o objetivo de estimular a criatividade dos educadores, a fim de
perpetuarem o ensino do empreendedorismo nas salas de aula.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação Empreendedora; Comportamento Empreendedor; Desenvolvimento Integral do Ser e Transformação Social.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 16 |

PALAVRA-CHAVE

BIBLIOTECA GÊNESIS

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA